Coordenadora do Núcleo de Promoção da Saúde de Girau do Ponciano-AL

Minha foto
Assistente Social pela UFAL; Especialista em Gestão Ambiental pela UNEAL; Coordenadora de Estágio e Professora do Curso de Serviço Social do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília - IESC.

28 de dez. de 2010

OFICINA SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMBATE À VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ

DATA:21/12/2010
LOCAL: AUDITÓRIO DO CAIC
PÚBLICO ALVO: AUTORIDADES LOCAIS E EDUCADORES

Aos vinte e um de dezembro de dois mil e dez, à partir das 8:00 horas foi realizado a oficina sobre Direitos da Criança e do Adolescente na CAIC. Onde teve a apresentação dos flautistas mirins, em seguida deu-se a formação da mesa e a abertura do evento. Na ocasião fizeram uso da palavra o Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde, Sr. Van Carlos, a Psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Sra Janaina Protágio, a Coordenadora de Promoção da Saúde, Sta Alinne Dantas e a Coordenadora do PSE, Sra. Cicera Elias.Logo após as falas foi servido o Coffee Break aos participantes do evento. Dando seqüência, houve a apresentação das seguintes palestras: Indicadores da Saúde ligados à questão da violência no município de Girau do Ponciano-AL, Direitos da Criança e do Adolescente sob a ótica do ECA e do SUAS com o pelo Assistente Social Van Carlos; “Bullying” com a psicopedagoga Janaina Protágio; Cultura de Paz na Escola e na Familia com Dr. Augusto Cézar; A Importância da Cultura de Paz com Dr. Humberto, Atuação do Conselho Tutelar com Elizabete, presidente do Conselho Tutelar de Girau do Ponciano.

Após as palestras houve o intervalo para o almoço retornando as atividades com os Grupos de Trabalhos para definir Propostas de Cultura da Paz para serem inseridas no PPP da educação, sendo as mesmas apresentação à plenária. Desta forma, por volta de 14:00hs deu-se por encerrada a programação da referida oficina, que foi de grande importância para todos os participantes.































DIA INTERNACIONAL DO IDOSO E DIA MUNDIAL DE COMBATE AO DIABETES

DATA:18/11/2010
LOCAL: GINÁSIO DE ESPORTES
PÚBLICO ALVO: IDOSOS E DIABÉTICOS

A população da Terceira Idade de Girau do Ponciano-AL pode disfrutar, no último dia 18 de novembro de 2009, da programação em homenagem ao Dia Internacional dos Idosos, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Apoio á Saúde da Família - NASF e do Núcleo de Promoção da Saúde - NUPS. As atividades aconteceram pela manhã no Ginásio de Esportes Djalma Nunes dos Santos, nesta cidade, onde foram oferecidos serviços de saúde, informação e recreação para este público.

Os idosos foram recepcionados e encaminhados para a realização de testes glicêmicos logo no qual foram ainda orientados sobre o controle da Diabetes, tendo em vista que no dia 14 de novembro comemora-se o dia mundial de combate desta doença. Em seguida foi oferecido um nutritivo café da manhã com uma grande variedade de frutas, pães, bolos e sucos para os idosos.

No segundo momento, deu-se a abertura solene do evento com a composição da mesa cujos componentes da mesma falou da necessidade de se realizar atividades que privilegiem a terceira idade e que promovam a cultura de paz em nosso município, na ocasião o Secretário de Saúde, Dr. Milton Rogério Malta, parabenizou a sua equipe organizada do evento e destacou a importância do trabalho social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, disse ainda que a iniciativa faz parte das ações sociais que visam oferecer assistência às pessoas idosas.

Em seguida deu-se o Concurso da Mais Bela Idosa dos PSF´s do município no qual a comunidade local, profissionais da área da saúde, autoridades e secretários, além do Vece-Prefeito Municipal, Sr. Gilberto Barros, puderam prestigiar o grandioso desfile das Idosas representantes de cada PSF, no qual foi eleita a Sra. Maria Josédos Santos de 60 anos como a mais bela idosa, recebendo a faixa e um lindo buquê de rosas, sendo as demais idosas também presenteadas. Após esse momento de descontração os idosos foram encaminhados aos seguintes estandes:

• Saúde Bucal - no qual receberam informações sobre escovação, uso devido da prótese e receberam kits odontológicos;

• Bate Papo – neste uma equipe formada por psicóloga, biomédica, nutricionista e assistente social puderam abordar e tirar dúvidas sobre temas pertinentes à essa faixa etária, tais como o Estatuto do Idoso, Alimentação Saudável, Câncer de Mama, Próstata e Colo do Útero, dentre outros.

• Tabagismo é Doença – com a apresentação de um importante filme sobre a temática esta equipe de profissionais da Vigilância à Saúde conseguiram prender a atenção dos idosos para questões relativas ao consumo de tabaco e os seus malefícios à saúde.

• Atividades em Grupo – fazendo uso de brincadeiras, danças e dinâmicas a equipe formada por fisioterapeuta e educadora física possibilitaram a prática de atividade corporal e proporcionaram aos idosos um brilhante momento de lazer e descontração.

As atividades terminaram por volta de 12:00h quando os idosos em tom de agradecimento enfatizaram a importância de tal evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em prol da “Melhor Idade” ressaltaram ainda que os idosos sentem necessidade de mais ações desse tipo.

O Vice-Prefeito Gilberto Barros afirmou que aquela era “uma festa importantíssima. Os idosos são pessoas experientes e que conhecem a realidade do nosso município. Temos, portanto, que nos espelhar e fazer mais ainda por eles. É emocionante vermos o brilho nos olhos destas pessoas nesses instantes de alegria’’. Contudo, avaliamos positivamente esta ação realizada ao passo em que desejamos sempre primar por melhores condições de vida e saúde para as pessoas idosas.