Coordenadora do Núcleo de Promoção da Saúde de Girau do Ponciano-AL

Minha foto
Assistente Social pela UFAL; Especialista em Gestão Ambiental pela UNEAL; Coordenadora de Estágio e Professora do Curso de Serviço Social do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília - IESC.

28 de dez. de 2010

OFICINA PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA E DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE SOBRE A CULTURA DE PAZ

DATA: 27 E 28 / 29 E 30 DE SETEMBRO
LOCAL: CLUBE BROTINHO
PÚBLICO ALVO: PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA E DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde de Girau do Ponciano-AL tem desenvolvido atividades nesse sentido de acordo o Projeto de Prevenção da Violência e Promoção da Paz financiado pelo Ministério da Saúde e executado pelo Núcleo de Promoção da Saúde com o apoio da Coordenação da Atenção Básica à Saúde. Uma das atividades propostas neste projeto foram as Oficinas de Cultura de Paz para Profissionais da Atenção Básica e da Vigilância à Saúde, realizadas nos dias27, 28, 29 e 30 de setembro. Estas oficinas aconteceram no Clube Brotinho das 8:00h às 17:00h obedecendo a seguinte Programação Diária:

No primeiro dia aconteceram as inscrições do evento no período da manhã, sendo seguida pelo Café da Manhã oferecido a todos os participantes para que só depois pudessem acontecerem as atividades programadas como Abertura do Evento proferida pelo Dr. Milton Rogério Malta – Secretário Municipal de Saúde e a Palestra de apresentação de Indicadores de Mortalidade no Município de Girau do Ponciano, com Ênfase nas Causas Externas, pela Enfª. Nilza Malta. A tarde, após o almoço, que foi servido no local do evento, ocorreu a Palestra sobre Violência e Cultura da Paz – proferida por Valdomiro Oliveira, Coordenador de Promoção as Saúde de Pilar-AL, as atividades se encerraram por volta das 17:00h quando foi servido o Coffee Break.

No segundo dia, as atividades também começaram por volta de 8:00h quando foi servido o café da manhã, sendo logo em seguida apresentado um filme que demonstrou a importância de um meio ambiente saudável para a efetivação da Cultura de Paz, sendo o mesmo ilustrado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Sr. Luciano Chagas. Após esse momento foi aberto o debate que privilegiou a participação de todos, colocando seus questionamentos e suscitando o esclarecimento das dúvidas que surgiram. Ao retornarem do Almoço, servido no local do evento, deu-se a Palestra sobre Violência no Transito ministrada pela Sr.ª Maria Salete Sarmento Mendes, pedagoga da Superintendência Estadual de Trânsito e Transporte sendo em seguida dada a abertura para a formação de grupos no qual os profissionais puderam discutir sobre toda a temática explanada nas palestras e no vídeo, assim tiveram toda condição de elaborar propostas de intervenção de Promoção da Cultura da Paz na Estratégia Saúde da Família. O referido evento terminou por volta das 17:00hs quando foram apresentados os trabalhos dos grupos e servido o Coffee Break.