Coordenadora do Núcleo de Promoção da Saúde de Girau do Ponciano-AL

Minha foto
Assistente Social pela UFAL; Especialista em Gestão Ambiental pela UNEAL; Coordenadora de Estágio e Professora do Curso de Serviço Social do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília - IESC.

28 de dez. de 2010

I CAMINHADA PELA PAZ NO CARNAVAL

DATA: 11/02/2010
LOCAL: PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE

Em sua primeira edição, realizada em 11 de fevereiro de 2010, a Caminhada da Paz, com o tema: Carnaval da Paz, mobilizou a comunidade de Girau do Ponciano. Este evento faz parte do projeto de prevenção da violência e promoção da cultura da paz em Girau do Ponciano-AL, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Promoção da Saúde, com o apoio do Ministério da Saúde.


Um dos objetivos dessa caminhada foi refletir junto à comunidade sobre a cultura de paz e incentivar o desenvolvimento de ações cotidianas que tenham como finalidade o convívio respeitoso para com o próximo. Entende-se que ações como esta são capazes de remover as barreiras para o desenvolvimento de um melhor entendimento entre as pessoas, gerando conforto e evitando casos de violências.

Entre os participantes estavam a comunidade escolar, as associações comunitárias e os profissionais da educação, saúde e assistência social, também se fizeram presentes os grupos religiosos e autoridades locais. Esta iniciativa levou aos mais de 300 participantes e a toda a comunidade girauense uma reflexão sobre a cultura da PAZ.

A concentração saiu às 15:00hs do Posto Autopel e seguiu pelas principais ruas da cidade até a Praça Multieventos. As pessoas carregaram faixas e cartazes com mensagens pedindo paz e, durante o caminho, foram informados, em Carro de Som, dados estatísticos gerados pela crescente onda de violência. Ao fim da caminhada foram registrados pronunciamentos contra a violência:

A coordenadora do Grupo de Oração, Dona Áurea, ressaltou a importância da igreja e das família no combate à violência e reafirmou que a parceria da comunidade se faz importante na luta pela paz. "A paz é o que sonhamos e o que desejamos, mas nem sempre temos idéia de como ajudar a construí-la. A gente sabe que escola, família e sociedade são responsáveis pelo construção de um mundo de justiça", disse o Vice Prefeito de Girau do Ponciano, Sr. Gilberto Barros.

Os participantes da caminhada receberam a camiseta branca pela paz e tiveram água mineral e picolé para aliviar o calor. Por volta das 18:00h encerrou-se o referido evento que contou as seguintes parcerias: Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, Rádio Comunitária Novo Horizonte, Banda Fanfarra Municipal e Diretoria de Comunicação e Imprensa