Coordenadora do Núcleo de Promoção da Saúde de Girau do Ponciano-AL

Minha foto
Assistente Social pela UFAL; Especialista em Gestão Ambiental pela UNEAL; Coordenadora de Estágio e Professora do Curso de Serviço Social do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília - IESC.

28 de dez. de 2010

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS NACIONAIS

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE, CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA
25 A 28 DE MAIO DE 2010






II SEMINÁRIO SOBRE A POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
08 A 10 DE JUNHO DE 2010


I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
18 A 19 DE OUTUBRO DE 2010

A Secretaria de Estado da Saúde – SESAU - promoveu nesta segunda-feira (18/10) o II Encontro Estadual de Promoção da Saúde no auditório do Centro Cultural e de Exposições, em Maceió. O evento, que terminou nesta terça-feira (19/10), contou com a participação de gestores das três esferas de governo e discutiu estratégias voltadas para promoção da saúde. Durante o encontro, o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, destacou a importância de políticas públicas na área de promoção da saúde. “É muito importante esse momento, onde os gestores possam trocar informações, visto que a saúde pública precisa sempre de um olhar especial, na busca de melhoria para qualidade de vida da população”, ressaltou Motta.

Segundo a diretora de Promoção da Saúde da SESAU, Sra. Eliana Padilha, o encontro tem o objetivo fortalecer a política estadual de promoção da saúde para assim discutir estratégias para enfrentar e solucionar os problemas da atenção básica, discutir a atual situação da rede de promoção à saúde no Brasil e em Alagoas, bem como os desafios para a consolidação de ações que promovam o fortalecimento do processo de intersetorialidade. “O intuito deste evento é sensibilizar os gestores sobre a importância da política da promoção da saúde que está ligada à qualidade de vida", disse Eliana Padilha.

Entre os palestrantes do primeiro dia do evento estava o técnico do Ministério da Saúde (MS), OtalibaLibânio, que abordou o tema “A Promoção da Saúde como estratégia de construção coletiva de políticas saudáveis”. Já o presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, Marcos Franco, irá abordou o tema “Desafios Municipais para a Intervenção Intersetorial no Enfrentamento da Política Nacional de Promoção da Saúde” e o médico paulista Jorge Harada palestrou sobre a Experiência de Gestão em Promoção da Saúde.

Já no segundo dia do encontro, os participantes conferiram a palestra “Determinantes sociais da saúde e qualidade de vida”, proferida pela técnica da Fiocruz, Lenira Zancan. Também forão realizados painéis com os temas Violência, Condições de Vida e Saúde no Brasil; Perfil da Violência em Alagoas x Estratégias de Superação; Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas; Condições de Vida e Saúde e Tabagismo. Além disso, foram apresentadas experiências bem sucedidas sobre alimentação saudável, educação popular em saúde, atividade física e combate à violência, escolas promotoras de saúde, trânsito e práticas educativas no SUS.

O Evento foi de importante valor para os municípios presentes, já que foram apresentadas experiências bem sucedidas sobre alimentação saudável, educação popular em saúde, atividade física e combate à violência, escolas promotoras de saúde, trânsito e práticas educativas no SUS. Do município de Girau do Ponciano – AL participaram do evento a Prof.ª Jane Maria Pereira – Representante da Secretaria Municipal Educação e a Assistente Social Alinne de Oliveira Dantas – Representante da Secretaria Municipal de Saúde.